sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tema TCC

Tema TCC


ideal é que você leia todo TCC (depois de finalizado) e identifique os pontos mais relevantes (e importantes) da pesquisa para listá-los na introdução.

Você vai se deparar com os problemas que qualquer pesquisador enfrenta — e vários outros: fazer projetos, definir temas para tcc de pesquisa, delimitá-lo, desenvolver hipóteses, escrever fundamentação teórica, obter resultados (ou não), formatar tudo segundo as normas da ABNT e ainda correr atrás de seu orientador, que certamente não terá muito tempo para atendê-lo, para tirar dúvidas.

Adicionalmente, é obrigatório anotar a referência bibliográfica do documento, completa e bem-feita. momento da consulta do documento é melhor momento para esse registro. Além disso, pode ser interessante armazenar uma cópia do documento, porém, é recomendável que as etapas de estudo e registro sejam realizadas com qualidade suficiente para que a cópia seja dispensável. Afinal, uma leitura já consome muito tempo, duas ou mais leituras consomem muito mais, especialmente caso autor do TCC (você!) tenha esquecido qual documento contém determinada ideia.

Muitas publicações novas surgirão após a revisão bibliográfica e antes de se concluir trabalho de pesquisa. Dessa forma, trabalho já estará desatualizado antes mesmo de sua conclusão. Porém, isso é insignificante. Esse atraso faz parte do processo de pesquisa e da diferença entre a velocidade com a qual uma pessoa consegue pesquisar e aquela com a qual toda a comunidade de pesquisadores consegue pesquisar.

Finalmente, chegou a hora de colocar as ideias e os conteúdos no papel. Para isso, recomendo hoje livro Trabalho de Conclusão de Curso - guia de elaboração passo a passo Este livro lhe ajudará desde as etapas do planejamento do trabalho, na estruturação do mesmo (agora você já tem modelo que disponibilizamos), e que deve ser apresentado em cada uma das seções do trabalho. Saiba mais em: http://tccsemdrama.info/temas-para-tcc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário